INSPIRERSKIDS: Módulo de gravação de som livre

O módulo de som livre foi defido para permitir a gravação de sons respiratórios sem necessidade de contacto nem manobras específicas. O módulo de Gravação Livre tem 2 modos de funcionamento, selecionáveis no topo do ecrã: “Agora” ou “Ativado por som”.

Utilizando o modo “Agora” poderá efetuar uma gravação com a duração indicada (ajustável pelo utilizador em passos de 15 seg), clicando no botão GRAVAR o que gerará um aviso sonoro. A gravação parará no final do tempo selecionado, podendo ser interrompida por si utilizando o botão PARAR. No final da gravação será gerado um novo aviso sonoro.
Se o sistema não detetar nenhum som verá uma janela de mensagem com essa informação. No final da gravação os botões OUVIR e APAGAR ficarão disponíveis para as respetivas ações. Pode introduzir uma nota na gravação no campo respetivo. Deve concluir o registo no botão TERMINAR ou, alternativamente, NOVA GRAVAÇÃO se pretender efetuar outro registo. Estas ações autorizarão o sistema ao envio do som registado e respetiva nota para o servidor.

O modo “Ativado por som” permite efetuar gravações intermitentes. A gravação só é efetivada nos intervalos de tempo nos quais o microfone registe um nível relevante de som, interrompendo a gravação nos intervalos de tempo em que não captar som relevante. Este modo é adequado para monitorizar tosse ou outros sons respiratórios quem podem ocorrer de forma não sistemática, por exemplo durante o período de repouso. Utilizando o modo “Ativado por som” o envio ao servidor de qualquer registo será imediato, razão pela qual é pedida expressamente esta autorização na seleção do modo.

A ativação do modo e início da gravação é dado no botão “NOVA GRAVAÇÃO”, que passa a estar marcado em vermelho e exibir a mensagem “EM GRAVAÇÃO”. O modo é desativado no botão “PARAR”. É gerado um aviso sonoro em ambas as acções. No final da gravação o botão OUVIR/ APAGAR fica disponível e permite-lhe consultar os registos enviados para o servidor. Pode introduzir uma nota na gravação no campo respetivo. Deve concluir o registo no botão TERMINAR ou NOVA GRAVAÇÃO se pretender efetuar outro registo.