Versão em português / English version
A equipa desenvolveu uma aplicação móvel inovadora com o objetivo de transformar a adesão à medicação inalada numa experiência positiva através de gamificação e suporte social, ao mesmo tempo que permite a monitorização verificada da mesma ea monitorização de sintomas. A ferramenta de monitorização da adesão usa apenas a câmara do smartphone para reconhecer o inalador e ler o valor no contador de doses númerico.
Para acompanhar os desenvolvimentos deste projeto siga a nossa página no Facebook.
Consulte aqui a versão mais recente da política de privacidade da app InspirerMundi
Financiamento e parceiros
O projeto só é possível com a colaboração de um enorme grupo de investigadores e profissionais de saúde que constituem o Inspirers Group.
mINSPIRE – mHealth para medição e melhoria da adesão à medicação nas doenças respiratórias obstrutivas crónicas – generalização e avaliação de tecnologias de gamificação, suporte por pares e processamento avançado de imagem – POCI-01-0145-FEDER-029130 (de 07-2018 a 12-2021)
O CINTESIS, em colaboração com a MEDIDA, propôs a Inspirers-HTN, uma aplicação móvel multiplataforma e multi-linguagem para apoiar o seguimento da hipertensão. A aplicação permite o registo de um tratamento farmacológico e a personalização de alertas para que o paciente tome a medicação e meça a pressão arterial (PA).
Inclui ainda material educativo sobre a medição da PA e a importância da adesão à terapêutica.
Financiamento e parceiros
2020-RIS-1001-8286-ADHERENCE
Adherence to hypertension treatment and blood pressure self-monitoring using embedded smartphone camera and advanced image processing
O AIRDOC é um ecosistema propõe o fornecimento de um conjunto de ferramentas para monitorização de pacientes e apoio à autogestão de doenças crónicas. Inclui uma aplicação móvel que permite que o paciente insira dados que são então transmitidos de forma segura a um servidor. O servidor acomoda um repositório de dados de saúde, um motor de coaching que produz recomendações baseadas em evidência clínica e um interface dirigido aos profissionais de saúde que permite o acesso às evidências clínicas recentes e a personalização do coaching, definindo planos específicos para cada paciente.
Política de Privacidade da aplicação móvel Airdoc
Financiamento e parceiros
NORTE-01-0247-FEDER-033275
AIRDOC: Aplicação móvel Inteligente para suporte individualizado e monitorização da função e sons Respiratórios de Doentes Obstrutivos CrónicosINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.
A InspirersKids é uma extensão do ecosistema AIRDOC, colocado ao serviço da saúde pediátrica.
Está a ser desenvolvida pela MEDIDA pelo CINTESIS uma aplicação móvel especialmente dedicada aos cuidadores de crianças e adolescentes com doença respiratória crónica ou aguda, que permite a inserção de dados que são então transmitidos de forma segura a um servidor. O servidor acomoda um repositório de dados de saúde e um interface dirigido aos profissionais de saúde que permite o acesso aos dados, utilizando a insfrastrutura do AIRDOC.
Política de Privacidade da aplicação móvel InspirersKids
Financiamento e parceiros
A CARATm – Caraterísticas Auto-reportadas de Asma em Tecnologias Móveis, é uma aplicação móvel para pessoas com asma grave, com objetivo de monitorização e caraterização da doença através de dados auto-reportados pelo doente. É uma ferramenta de recolha de dados para apoio à consulta da especialidade, através da sua integração no RAG – Registo de Asma Grave Portugal (em http://www.asmagrave.pt ) e também de apoio à realização de estudos de investigação clínica. A CARATm foi desenvolvida pela MEDIDA – Medicina, EDucação, Investigação, uma spin-off da Universidade do Porto, (http://www.medidasaude.net/) no Âmbito de uma colaboração entre a MEDIDA, o grupo PaCeit e a Rede de Especialistas de Asma Grave, com o apoio da AstraZeneca Portuguesa. A CARATm esta alojada no CINTESIS, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP (http://cintesis.eu/pt/homepage/), ao qual foi licenciada e que fornece todos os serviços associados ao funcionamento da app.
Política de Privacidade da aplicação móvel CARATm
Financiamento e parceiros
ESTUDO DE PREVALÊNCIA DA ASMA EM PORTUGAL
Um estudo que irá determinar a prevalência de asma, de acordo com a gravidade da doença, assim como a caracterização do perfil do doente asmático em Portugal
A MEDIDA é o parceiro responsável pela implementação da fase 2 do estudo em todo o território nacional e contará com uma unidade móvel em total articulação com as 38 unidades de cuidados de saúde primários participantes. Na fase 2 é esperada a realização da avaliação clínica de 1800 participantes.
Financiamento e parceiros
ConectAR é uma rede de pessoas que promove o envolvimento de doentes e público em todas as etapas do ciclo de investigação em saúde, desde a conceção, desenho do estudo até a divulgação em linguagem acessível. Atualmente, pessoas com doenças respiratórias, seus cuidadores e cidadãos interessados estão inscritos nesta rede e, juntamente com investigadores e profissionais de saúde, trabalham para co-criar soluções personalizadas e com impacto na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde por meio de processos de investigação e desenvolvimento. Subscreve aqui: ConectAR
Para mais informações encontra-nos em Instagram; Facebook (@conectar.fmup); conectar@med.up.pt
Financiamento e parceiros: